Introdução
Um modelo de pensamento sistêmico que é útil para entender questões globais e locais é o modelo do iceberg. Sabemos que um iceberg tem apenas 10 por cento de sua massa total acima da água, enquanto 90 por cento está submerso. Mas essa porcentagem submersa é o que as correntes oceânicas afetam e o que cria o comportamento do iceberg em sua ponta. Questões globais e locais podem ser vistas da mesma forma.
Níveis de pensamento
1 - Nível de Evento
O nível do evento é o nível no qual percebemos tipicamente o mundo - por exemplo, acordar uma manhã e descobrir que pegamos um resfriado. Embora problemas observados no nível do evento muitas vezes possam ser resolvidos com um simples ajuste, o modelo do iceberg nos incentiva a não assumir que todo problema pode ser resolvido simplesmente tratando o sintoma ou ajustando no nível do evento.
2- Nível de Padrão
Se olharmos logo abaixo do nível do evento, frequentemente notamos padrões. Eventos semelhantes vêm ocorrendo ao longo do tempo - talvez tenhamos pegado mais resfriados quando não descansamos o suficiente. Observar padrões nos permite prever e evitar eventos.
3 - Nível de Estrutura
Abaixo do nível do padrão está o nível da estrutura. Quando perguntamos: "O que está causando o padrão que estamos observando?" A resposta geralmente é algum tipo de estrutura. Aumento do estresse no trabalho devido à nova política de promoção, o hábito de se alimentar mal sob estresse ou a localização inconveniente de fontes de alimentos saudáveis poderiam ser estruturas em jogo ao pegar um resfriado. De acordo com o Professor John Gerber, as estruturas podem incluir o seguinte:
Coisas físicas - como máquinas de venda, estradas, semáforos ou terreno.
Organizações - como corporações, governos e escolas.
Políticas - como leis, regulamentos e estruturas fiscais.
Ritual - comportamentos habituais tão arraigados que não são conscientes.
4- Nível do Modelo Mental
Modelos mentais são as atitudes, crenças, morais, expectativas e valores que permitem que as estruturas continuem funcionando como estão. Essas são as crenças que muitas vezes aprendemos subconscientemente de nossa sociedade ou família e provavelmente não estamos cientes. Modelos mentais que poderiam estar envolvidos em pegar um resfriado podem incluir: a crença de que a carreira é profundamente importante para nossa identidade, que alimentos saudáveis são muito caros ou que descanso é para os desmotivados.