Pedra de Gratidão
Este exercício pode parecer um pouco bobo. Você pode estar pensando: “Uma pedra? Como uma pedra pode me ajudar a praticar a gratidão? ”
O segredo deste exercício é que a pedra é um símbolo, um objeto físico que você pode usar para se lembrar do que possui.
As instruções muito simples: basta encontrar uma pedra!
Certifique-se de escolher uma de que goste, porque é bonita ou tem uma textura interessante, ou porque você o escolheu de um lugar especial. A escolha é particularmente sua! Se você tem outro objeto pequeno que prefere usar, fique à vontade para substituí-lo pela pedra.
Carregue esta pedra no bolso, deixe-a sobre a mesa, ou qualquer lugar em que poderá vê-la ao longo do dia, ou mesmo use-a em uma corrente no pescoço ou no pulso.
Sempre que você vê-la ou tocá-la, pare para pensar em pelo menos uma coisa pela qual você é grato. Quer seja algo tão pequeno como o sol brilhando sobre você neste momento ou tão grande quanto o trabalho que permite que você se alimente ou alimente a sua família. Basta pensar em uma coisa que lhe traz alegria ou realização.
Ao tirar a pedra do bolso ou do corpo no final do dia, pare um momento para se lembrar das coisas pelas quais você foi grato ao longo do dia. Ao colocá-la no bolso novamente pela manhã, repita esse processo para lembrar pelo que foi grato ontem.
Isso não apenas ajudará você a se lembrar das coisas pelas quais é grato, mas também pode desencadear um momento de mini atenção plena em seu dia. Isso te tirará de seus pensamentos inquietos e te levará para o momento presente, dando-lhe algo em que colocar sua atenção. Também pode funcionar como um interruptor para um pensamento mais positivo.
Quando você liga essa chave várias vezes ao dia, provavelmente descobrirá que seu dia normal se tornou muito mais positivo.