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innovation

Momentos do dia do usuário

Este exercício promove uma abordagem centrada no usuário para a inovação de produtos e serviços. As equipes criam um usuário imaginário (uma persona), mapeiam um dia regular na vida dele e identificam os desafios que ele ou ela experimentam ao longo do dia. As equipes então usam isso para fazer um brainstorm de novos produtos ou serviços que poderiam ajudar com esses desafios. Finalmente, os esboços ou protótipos das melhores idéias são rapidamente desenvolvidos e apresentados para feedback.

Learn how to apply this tool:

Master Class Digital Acceleration
  1. Passos 1:

    Explique a finalidade do exercício para as equipes: "Nós vamos projetar um produto ou serviço para uma pessoa específica, observando o seu dia normal".

    Dê a cada equipe várias folhas de papel flipchart e peca para eles desenharem uma linha do tempo no centro do papel (usar o papel com orientação paisagem - horizontal) . Marque uma extremidade com 07:00 e a outra com as 24:00.

    Notas do Facilitador

    Você pode variar esta sessão usando um cliente real ou imaginário. As equipes se tornaram a empresa do cliente, perguntando "como a marca X pode resolver o desafio Y para a persona Z?" Se houver mais tempo, as equipes também podem renovar suas idéias: após o feedback do resto do grupo, peça que façam melhorias e reapresente as ideias.

  2. Passos 2:

    Dê a cada grupo uma pessoa ou peça para eles criarem uma no canto do papel. Eles devem pensar sobre quem é essa pessoa: nome, localização, trabalho, família, interesses. Isso não deve demorar mais de 5-10 minutos.

  3. Passos 3:

    Agora peça às equipes que usem a área acima da linha do tempo para traçar um dia típico para a persona deles. Eles podem usar post-its ou escrever diretamente no papel. Incentive os grupos a trabalhar de forma rápida e criativa, incluindo tantos eventos do dia quanto possível. Dê grupos de 5-10 minutos.

  4. Passos 4:

    Os grupos agora devem usar a área abaixo da linha do tempo para fazer um brainstorm dos pontos de contato digitais para sua personalidade. Quais tecnologias e aplicativos eles interagem durante todo o dia? Onde e por que eles os usam? Para essa fase os grupos terão de 5-10 minutos.

  5. Passos 5:

    Os grupos devem demorar alguns minutos para identificar os maiores pontos de fricção ou desafios que eles encontram durante o dia. O que sua persona achou difícil? O que ela perde tempo fazendo? Onde eles encontram frustração? Os grupos devem apresentar tantos pontos de fricção quanto possível e, em seguida, escolher com quais deles querem trabalhar. Dê aos grupos de 5-10 minutos.

  6. Passos 6:

    Agora, peça-lhes para explorar como eles podem agregar valor à vida de suas personas, ajudando a reduzir a fricção? Como eles podem aumentar a eficiência e a felicidade? Que produto ou serviço poderiam criar para superar pontos de fricção? Dê 10-15 minutos para um brainstorming de idéias.

  7. Passos 7:

    Peça às equipes para escolherem uma idéia de produto ou serviço para desenvolver ainda mais. Eles devem dar um novo nome ao novo conceito, descrever o problema que ele resolve e como ele funciona. O conceito deve ser visualmente representado e descrito em um papel de flipchart. Dê aos grupos cerca de 20 minutos.

  8. Passos 8:

    Todas as equipes agora devem apresentar suas idéias ao grupo. Se o tempo permitir, pode haver um feedback rápido após cada apresentação.

  9. Passos 9:

    Feche a sessão com uma breve reflexão para extrair aprendizados.