This site is also available in English
innovation

Story-Building

Esta ferramenta fornece os princípios e a estrutura para projetar diversos tipos de workshops. Ela se inicia com uma discussão do propósito, resultados e recursos, e então, é realizada uma seleção das atividades apropriadas. Os workshops são divididos em fases, cada uma com uma função diferente. Um workshop é um processo em grupo que tem um propósito específico, envolve atividades participativas e traz resultados específicos. As ferramentas do Kit de Ferramentas são projetadas para serem usadas individualmente ou em combinas entre si e com outras atividades dentro de um workshop.

  1. Passos 1:

    Leia os artigos e apresentações na seção de referências abaixo para obter uma compreensão do assunto. Você também pode enviar leituras aos participantes antes do exercício, para garantir que todos tenham uma compreensão básica do conceito de construção de histórias e por que ele é importante.

    Explique o objetivo do workshop: explorar de forma prática a idéia de passar da narrativa (contar histórias) para a construção de histórias, um conceito essencial em um mundo digital em rede.

    Hoje vamos construir algumas histórias juntos, curando dados e conteúdos de usuários existentes usando um serviço web gratuito chamado Storify.

  2. Passos 2:

    Discuta com o grupo os tipos de histórias que seriam interessantes e apropriadas para construir. Elas podem ser relevantes para o workshop ou empresa; ou podem estar relacionados a uma paixão pessoal.

    O objetivo não é criar um conteúdo de alta qualidade, mas sim experimentar e testar uma ferramenta versátil.

  3. Passos 3:

    Peça que os participantes se inscrevam no Storify. Eles podem usar as contas do Facebook e Twitter existentes ou criar uma nova conta do Storify.

    Compartilhe com eles as instruções básicas para começar:

    Agora, construa sua história. Busque elementos em redes sociais, sites de notícias e blogs, para torná-lo tão envolvente e abrangente quanto você puder.

    Seja brincalhão e divirta-se com isso. Compartilhe sua história com o resto do grupo antes da próxima oficina.

    Notas do Facilitador

    Você pode seguir esta sessão com uma reflexão em grupo sobre como foi a experiência, utilizando estas perguntas: o que eu aprendi sobre a construção de histórias? O que eu aprendi sobre esse assunto? Como posso aplicar isso à minha organização / marca / cliente?