This site is also available in English
self-leadership

Stinky Fish (peixe fedido)

Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.

Você precisa de ajuda para implementar esse workshop no seu trabalho?

Exemplos do que você pode fazer:

  • Aprender a usar esta ferramenta
  • Aprofundar sua compreensão sobre teorias
  • Acelerar esta forma de trabalho em sua empresa
  • Promover workshops com um facilitador externo
  • Se desenvolver com treinamento individual
Entre em contato para mais informações
  1. Passos 1:

    Com suas próprias palavras, explique o propósito do exercício e fale que ideia é explorar e compartilhar nossas preocupações e medos a respeito do futuro, para começarmos a confrontar e superar esses medos e preocupações.

    Entregue a cada um dos participantes uma folha com o desenho do peixe e uma caneta. Explique a metáfora do Stinky Fish.

  2. Passos 2:

    Dê 5 minutos para que os participantes escrevam e decorem seu Stinky Fish no contexto do workshop. Por exemplo, se o contexto é uma aula com foco em Digital, o Stinky Fish pode ser sobre medos e ansiedades causados pelas mudanças que o mundo digitalizado traz. Se o contexto é um workshop de mudança organizacional, o Stinky Fish pode ser sobre os medos e ansiedades relacionados às mudanças dentro da própria organização.

    Os participantes devem escrever apenas algumas palavras ou uma frase dentro do desenho do Peixe.

  3. Passos 3:

    Quando todos os participantes tiverem terminado o seu Peixe, convite todos para sentar em uma roda e peça a cada um que compartilhe o seu Stinky Fish com o resto do grupo.

    Cada um deve falar por 30 a 60 segundos. Continue até que todos tenham falado.

    Notas do Facilitador

    (Opcional) Coloque todos os desenhos na parede, como se fosse uma galeria. Pode ser útil se quiser se referir ao tema mais tarde, durante as demais atividades.

  4. Passos 4:

    Encerre o exercício agradecendo os participantes e lembrando a todos que, em um mundo de mudanças rápidas e constantes, é totalmente normal ter incertezas e preocupações em relação ao futuro.

    Explique que "expor o peixe" é um primeiro passo para confrontar e lidar com seus medos. Se achar relevante, explique que os próximos passos das demais atividades que serão realizadas, irão contribuir para explorar melhor esse Stinky Fish.