This site is also available in English
team

Reflexão em grupo

A reflexão em grupo tem por objetivo fazer com que os participantes exprimam pensamentos, sentimentos e opiniões sobre uma experiência compartilhada, criando, assim, abertura e confiança na equipe, além de gerar aprendizados e ideias importantes para aplicar em experiências futuras. Para a atividade, os participantes se sentam, formando um círculo, e, primeiro, cada um faz sua reflexão individual que compartilha com o grupo, para depois discutir as potenciais ideias e ações que podem extrair da sessão. Use esta sessão quantas vezes quiser durante o projeto ou programa.

Aprenda a utilizar esta ferramenta:

Master Class Digital Acceleration
  1. Passos 1:

    Crie um espaço acolhedor, calmo e silencioso para a atividade. Uma boa ideia é começar com um check-in para ajudar os participantes a entrar no espírito da atividade.

    Notas do Facilitador

    A sessão de reflexão pode ser realizada de várias maneiras. Não se sinta preso aos passos acima. Fique à vontade para experimentar outras formas de executar a sessão. O fundamental é a intenção. Tenha em mente algumas práticas facilitadoras. Ajude o grupo a satisfazer o propósito deles e não o seu. Saiba como estão os participantes emocionalmente. Não force uma busca interna profunda para não deixar a sessão pesada e sombria. Mantenha o foco. Preste atenção nas suas reações e sentimentos à medida que vão surgindo e use-os na sessão quando adequado.

  2. Passos 2:

    Se for o primeiro, o grupo faz esse exercício. Apresente o propósito da reflexão em grupo e algumas diretrizes para uma experiência efetiva de grupo: os participantes devem falar partindo da perspectiva individual de cada um ("frases em primeira pessoa"), devem evitar generalizações, como "todos" e "algumas pessoas", e devem praticar a escuta ativa quando os demais falarem.

    Você também pode apresentar os modelos e teorias que embasam a reflexão da equipe: aprendizagem por ação e prática reflexiva. Desenhe isso num flip chart e realize uma breve discussão com a equipe para explorar qualquer medo ou confusão.

  3. Passos 3:

    Introduza as seguintes questões de reflexão. Escreva-as num flip chart ou distribua uma cópia impressa, para que as perguntas sejam facilmente visíveis:

    • O que aconteceu durante a experiência? Como me senti e quais foram as minhas reações?
    • Que ideias ou conclusões posso extrair da experiência?
    • Que ações posso tomar com base no que aprendi?
  4. Passos 4:

    Peça aos membros da equipe para refletir sobre as questões, individualmente e em silêncio, fazendo anotações em seus cadernos por cerca de 10 minutos. Coloque uma música tranquila, se for o caso.

  5. Passos 5:

    Após o tempo alocado, peça aos participantes que se organizem em pequenos grupos (3-5) e compartilhem suas reflexões entre si. Dê 15-20 minutos para esta etapa e lembre aos participantes que devem garantir que todos tiveram a chance de compartilhar.

  6. Passos 6:

    Reúna o grupo novamente em círculo. Convide os membros da equipe a compartilhar suas reflexões, um por um, dando a volta seguindo a ordem do círculo ou aleatoriamente. Incentive-os a aprofundar os pensamentos e os sentimentos e não apenas ler o que escreveram no caderno.

    Notas do Facilitador

    O papel do mediador aqui é fomentar o senso de confiança e abertura. Incentive os participantes a compartilhar em primeira pessoa "Eu", praticar a escuta ativa e não se envolver em discussões ou debates.

  7. Passos 7:

    Quando terminar o tempo ou parecer que já dá para terminar, encerre a sessão. Agradeça aos membros da equipe pelo seu envolvimento e participação. Opcionalmente, realize um breve check-out. Não deixe de fazer um pequeno intervalo antes da próxima atividade.