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Design Sprint para qualquer equipe

Inspirado no processo de design sprint do Google, este workshop apresenta uma estrutura para prototipar e testar novas ideias rapidamente. Use-o para idealizar, prototipar e experimentar um novo conceito de forma criativa e rápida com sua equipe.

Parte do curso "Liderando equipes na era digital”

Um curso online de 6 semanas que ajudará você e sua equipe a trabalhar melhor juntos, sendo mais eficazes e atingindo metas. Tenha acesso as mais modernas ferramentas para promover cultura, colaboração e liderança em tempos de mudança e complexidade.

Saiba Mais
  1. Passos 1:

    Antes de iniciar, procure ter uma compreensão clara do desafio ou problema que deseja resolver.

    O processo de prototipagem rápida foi adaptado do livro de Sprint do Google. Os créditos de projetar esse excelente processo vão para Jake Knapp e para a equipe do Google Ventures. Se quiser mais detalhes sobre qualquer uma das seções, recomendamos comprar o livro.

    Escrevemos esta ferramenta para oferecer um pouco mais de flexibilidade, já que um sprint completo requer 5 dias inteiros.

    O processo de sprint tem 7 seções, cada uma com sua porcentagem de tempo alocado. Com base no tempo disponível para fazer o sprint de prototipagem (4 horas ou 4 dias), tente dividi-lo da seguinte maneira:

    1. Mapear - 10%
    2. Direcionar - 10%
    3. Esboçar - 20%
    4. Decidir - 10%
    5. Storyboard - 10%
    6. Prototipar - 20%
    7. Testar - 20%

    Recomendamos reservar pelo menos meio dia para a versão condensada do processo.

    Procure um ambiente silencioso e flexível para trabalhar e certifique-se de que a equipe está comprometida com o processo de prototipagem.

    Sugerimos que leia todo o processo antes de planejá-lo com sua equipe. São muitos passos e, por isso, vale a pena a preparação.

  2. Passos 2:

    A Seção 1 é um Mapa para criar uma representação visual do desafio ou do que se deseja mudar. Pode ser uma experiência específica do usuário, um produto ou um serviço. Encontre uma parede ou quadro branco grande e escreva tudo de forma clara e grande.

    Faça primeiro um resumo e estabeleça uma meta.

    • Qual desafio será abordado neste sprint?
    • Que resultado você espera deste sprint?
    • O que você gostaria de prototipar?

    Em seguida, escreva uma série de perguntas de sprint, para agregar detalhes ao resumo e à meta.

    • Quais são os elementos que você está tentando explorar dentro do principal desafio?
    • O que você quer descobrir?
    • Sobre o que você gostaria de saber mais?

    Para concluir, faça um mapa de como o desafio em questão é abordado atualmente na equipe. Comece com o desafio à esquerda e avance para a meta à direita. Use post-its, caixas e setas para deixar mais claro.

  3. Passos 3:

    A Seção 2 é de Direcionamento. Você entrará em contato com até 5 especialistas para falar sobre o desafio, anotando as ideias que eles apresentarem. Procure incluir pessoas diferentes para conseguir uma variedade de perspectivas.

    Fique cerca de 30 minutos com cada especialista, usando de 10 a 15 minutos para que façam sugestões ao seu desafio e 10 ou 15 minutos para você fazer perguntas.

    Ao anotar suas ideias, comece as perguntas com "Como podemos ...?", escrevendo uma por post-it. Por exemplo:

    • Como podemos atrair mais pessoas nas redes sociais?
    • Como podemos usar novas tecnologias para melhorar o serviço?
    • Como podemos nos manter fiéis ao nosso propósito?

    Depois de falar com todos os seus especialistas, cole todas as perguntas em uma parede, agrupando-as.

    Para uma discussão aberta, é preciso decidir qual será a área de foco do protótipo. Use as perguntas agrupadas e o seu trabalho até agora para essa decisão.

    É possível escolher um protótipo para toda a área de desafio, ou para apenas uma parte dela. Certifique-se, no final desta etapa, de que você sabe exatamente o que vai fazer.

    Notas do Facilitador

    Se não houver tempo para conversar com 5 especialistas pessoalmente, é possível também usar textos, vídeos ou artigos de especialistas para conseguir opiniões e insights.

  4. Passos 4:

    A Seção 3 é a do Esboço. Você trabalhará individualmente para encontrar soluções para o seu desafio.

    Comece compartilhando 2 ou 3 exemplos de produtos e serviços que já solucionam bem esse desafio, usando uma tela ou o telefone e, depois, escreva-os na parede.

    É hora de rascunhar algumas soluções individualmente. Munidos de papel e caneta, todos devem circular pela sala, analisando o que foi capturado até agora e anotando o que vier à mente.

    Em seguida, comece a criar soluções. Tente apresentar pelo menos 8 por pessoa, incluindo o máximo possível de detalhes.

    Escolha, no final, uma das soluções e elabore uma versão ainda mais detalhada. Seja o mais claro possível, de forma que, mesmo sem a sua explicação, seja possível entender.

    Cole todos os esboços detalhados em uma parede para a próxima seção.

  5. Passos 5:

    Agora é a hora da Decisão. Considere todas as soluções afixadas na parede. Caminhe pela sala, lendo as soluções, fazendo os comentários e perguntas que achar necessárias e fixando-as em post-its abaixo das soluções.

    Dê a cada pessoa do grupo alguns minutos para explicar sua solução, e ao restante da equipe, alguns minutos para fazer perguntas e esclarecimentos.

    Use a ferramenta [Dotmocracy][1] para escolher uma ou duas soluções para desenvolver.

    Agora, reúna as soluções selecionadas em grupo e traduza-as em um Storyboard. Cole 10-15 folhas de papel carta/A4 na parede, para servirem de slides do storyboard.

    Dedique o tempo necessário para mapear a solução com mais detalhes no storyboard. Use -o como uma oportunidade para que todos tenham a mesma percepção da ideia, tornando-a muito mais detalhada.

  6. Passos 6:

    Chegou a hora de Prototipar!

    Agora é preciso fazer a versão da solução que está no storyboard. Use as ferramentas de prototipagem que achar úteis e relevantes para a solução. Considere usar ferramentas como [PopApp][1] e [Marvel][2].

    Você pode passar 1 hora ou 1 dia fazendo isso. Certifique-se de dividir sua equipe adequadamente. Use as habilidades de todos, tanto quanto possível.

    Ao final desta etapa, você deve ter algo que possa mostrar às pessoas que, pelo menos, se aproxime da experiência de qualquer solução.

    Se for um aplicativo online, é possível criar um protótipo clicável. Se for um serviço pessoal, é possível projetar o layout do espaço. Se for uma experiência educativa, é possível redigir uma das sessões.

    Não deixe de pré-testar seu protótipo antes do passo final.

  7. Passos 7:

    O passo final é Testar o que fez. Escolha algumas pessoas de dentro ou fora da empresa para serem suas cobaias.

    Prepare uma sala de testes para ficar cerca de 20 minutos com cada cobaia, fazendo perguntas, tomando notas e demonstrando o protótipo.

    Procure fazer perguntas abertas e relevantes que ajudarão a tirar o máximo proveito das cobaias. Você pode elaborar o teste com a sua equipe e atribuir o papel do entrevistador a quem for mais adequado do grupo.

    Depois de ter realizado todas as entrevistas, cole as notas com o resto do grupo. Procure padrões e insights que ajudarão a melhorar o protótipo e chegar na melhor solução.

  8. Passos 8:

    Encerre este sprint de prototipagem, refletindo sobre todo o processo com o grupo utilizando as perguntas abaixo e reflita sobre as respostas.

    • Como foi?
    • Como a solução atendeu ao nosso desafio?
    • O que podemos fazer depois com este trabalho?
    • Como trabalhamos juntos em equipe?