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Participantes difíceis

Você já teve que lidar com participantes difíceis? Esta é uma atividade de compartilhamento estruturado que nos permite explorar técnicas para lidar com participantes que interrompem sessões interativas. Pode ser opressor lidar com participantes difíceis durante uma reunião. Uma sessão prática e útil para facilitadores, treinadores, professores, coaches - qualquer pessoa que esteja liderando um encontro interativo de pessoas.

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Saiba Mais

5-30min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Envelopes, fichas em branco ou pedaços de papel

Materiais utilizados

Passo 1

Visão geral

Os participantes fazem um brainstorming das diretrizes para lidar com comportamentos perturbadores, registram as diretrizes em um cartão e colocam o cartão dentro do envelope.

As equipes giram os envelopes e geram cartões de orientação para lidar com outros tipos de participantes perturbadores. Durante a rodada de avaliação, os membros da equipe revisam os cartões de diretrizes gerados por outras equipes e identificam as cinco principais sugestões.

Objetivo Lidar com diferentes tipos de comportamentos perturbadores de pessoas que participam de um exercício interativo.

Passo 1: Instrua os participantes
Peça aos participantes para pensarem sobre sessões/workshops interativos que eles conduziram ou participaram. Peça-lhes que lembrem os diferentes tipos de participantes que interromperam a atividade. Diga aos participantes que eles farão um brainstorming sobre como lidar com diferentes tipos de participantes perturbadores.


Passo 2

Organize os participantes

Divida os participantes em quatro equipes de menos de sete membros. As equipes devem ter aproximadamente o mesmo tamanho. Coloque as equipes em forma de círculo para facilitar a troca de envelopes.


Passo 3

Distribuir os suprimentos

Dê um “envelope de participante perturbador” para cada equipe. Também dê a cada equipe três pedaços de papel em branco (ou ficha).


Passo 4

Conduzir a primeira rodada

Peça aos membros da equipe para discutir as diretrizes para lidar com os comportamentos perturbadores associados ao tipo de participante identificado no envelope que eles receberam. Diga-lhes para escreverem essas diretrizes em frases curtas em um papel ou cartão. Anuncie um limite de tempo de 3 minutos para esta atividade e incentive as equipes a trabalharem rapidamente. Explique que os cartões de orientação das equipes serão avaliados por todo o grupo - em termos de número e qualidade das sugestões.


Passo 5

Conclua a primeira rodada

Após 3 minutos, ligue o tempo. Explique que cada equipe deve colocar seu cartão de orientação (papel ou cartão de índice com sugestões para lidar com participantes perturbadores) dentro do envelope e passar o envelope, sem lacre, para a próxima equipe. Peça às equipes que não abram o envelope que receberam.


Passo 6

Conduzir a segunda rodada

Peça às equipes que pensem sobre o tipo de participantes perturbadores etiquetados no envelope que receberam, mas não olhem para as orientações no cartão dentro. Diga às equipes para repetir o procedimento anterior e listar (em um novo cartão de orientação) sugestões práticas para lidar com comportamentos perturbadores desse tipo de participantes. Após 3 minutos, marque o tempo e peça às equipes que coloquem o cartão de orientação dentro do envelope e o passem para a próxima equipe.


Passo 7

Conduza a terceira rodada

Conduza mais uma rodada do jogo, usando o mesmo procedimento.

Passo 8

Conduzir a rodada de avaliação

Comece esta rodada da mesma forma que você fez nas rodadas anteriores. No entanto, explique às equipes que não precisam escrever mais diretrizes nos novos cartões. Em vez disso, as equipes devem avaliar os cartões de orientação dentro do envelope. Eles fazem isso revisando cada diretriz em cada cartão e, em seguida, comparando as diretrizes entre todos os cartões. As equipes têm 3 minutos para selecionar as 5 principais diretrizes de todos os cartões.

Passo 9

Apresentar os resultados

Selecione uma equipe aleatoriamente para apresentar seus 5 resultados principais. Peça à equipe para anunciar o tipo de participantes perturbadores especificados no envelope e para ler as cinco principais diretrizes. Depois de ler as principais diretrizes, a equipe deve explicar quais critérios eles usaram para selecioná-los.

Divulgue os participantes

Depois que todas as equipes apresentarem suas diretrizes selecionadas, facilite uma breve discussão sobre os padrões interessantes entre as diretrizes. Alguma semelhança entre as diretrizes para lidar com diferentes tipos de participantes perturbadores? Para qual tipo de participante perturbador foi mais difícil chegar a diretrizes adequadas?

Passo 10

Ajustes

Não há tempo suficiente? Anuncie limites de tempo apertados. Por exemplo, reserve apenas dois minutos para cada rodada. Jogue apenas duas rodadas do jogo antes de conduzir a rodada de avaliação. Elimine a rodada de avaliação.

Poucos jogadores? Conduza o jogo entre jogadores individuais. Tudo que você precisa é um grupo de três participantes. Jogue o jogo duas vezes, usando dois conjuntos diferentes de envelopes.

Muitos jogadores? Divida o grande grupo de participantes em três ou mais subgrupos. Faça com que cada subgrupo se divida em equipes e jogue o jogo em paralelo.

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Categorias de participantes perturbadores (selecione quatro tipos da lista abaixo e escreva cada um desses tipos selecionados na frente de um envelope)

  • Participantes dominadores que falam demais.
  • Participantes retraídos que falam muito pouco e não contribuem para a discussão.
  • Participantes hiperativos que mantêm conversas paralelas.
  • Participantes cínicos que agem como se soubessem de tudo.
  • Participantes despreparados que não fizeram sua lição de casa.
  • Participantes impacientes que consideram a interação e as discussões uma perda de tempo.
  • Participantes sinuosos que decolam pela tangente.
  • Participantes que ignoram a programação que chegam tarde e saem mais cedo.
  • Participantes egoístas que buscam constantemente a atenção de todos.
  • Participantes multitarefa que checam seus e-mails e enviam mensagens instantâneas.
  • Participantes Reféns que foram forçados a comparecer à sessão contra sua vontade.
  • Participantes resistentes que desafiam o facilitador e outros participantes.
  • Participantes insensíveis que fazem comentários ofensivos, depreciativos e indelicados.

Adicione uma ideia(s) relevante(s) personalizada(s) relacionada(s) ao seu grupo.

Fontes e afins

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