Pular conteúdo

Matriz de impacto/esforço

Têm como objetivo gerar ideias e examiná-las por dois fatores: Impacto e Esforço. Neste exercício de tomada de decisão, as ações possíveis são mapeadas com base no esforço necessário para a implementação e o impacto potencial. Algumas ideias são caras, mas podem ter uma recompensa maior a longo prazo do que ações de curto prazo. Categorizar ideias ao longo dessas linhas é uma técnica útil na tomada de decisão, pois obriga os colaboradores a equilibrar e avaliar as ações sugeridas antes de se comprometer com elas. Isso pode ser feito pessoalmente ou online.

Leve o curso Liderança em Tempos de Mudança para sua empresa

Revolucione a abordagem de liderança de suas equipes, capacitando-os com ferramentas e cultivando a mentalidade essencial para liderar com excelência em um mundo em constante transformação.

Saiba Mais

5-30min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Nenhum

Materiais utilizados

Passo 1

Instruções

link para imagem

Dado um objetivo, um grupo pode ter várias ideias de como alcançá-lo. Para abrir o exercício, defina a meta em termos de uma pergunta “O que fazer?” ou “O que precisamos?”. Isso pode soar tão simples como “O que precisamos para alcançar nosso objetivo?”

Peça ao grupo para gerar ideias individualmente em post-its.

Em seguida, peça-lhes para que apresentem suas propostas ao grupo, colocando-as dentro de uma matriz 2 × 2 que é organizada por impacto e esforço:

  • Impacto: a recompensa potencial da ação.
  • Esforço: O custo de realizar a ação.

Passo 2

Estratégia

Conforme os participantes colocam suas ideias na matriz, o grupo pode discutir abertamente a posição dos elementos.

Não é incomum que uma ideia seja apoiada pelo grupo e suba em potencial de impacto ou diminua em esforço.

Nesse sentido, a categoria de alto impacto e baixo esforço geralmente contém o conjunto de ideias com as quais o grupo mais concorda e se compromete.






Fontes e afins

  • The source of the Impact & Effort Matrix game is unknown
  • This exercise is adapted from: Gamestorming, Dave Gray

O carrinho está vazio