Dicas + FAQs do Agile 42:
Lembre-se de que o Jogo Pizza Kanban é antes de mais nada uma experiência de aprendizado e uma ferramenta de ensino. Na verdade, nem mesmo é sobre pizza (real), é sobre Kanban (real). Não deixe o jogo degenerar em entretenimento estúpido, uma competição acirrada ou um caos total. Mantenha o jogo firme e focado nos objetivos de aprendizagem da maneira pretendida.
Por que não podemos ter um cronômetro grande e rodadas de exatamente seis minutos? Se a equipe souber quanto tempo resta, ela começará a desacelerar o processo com antecedência, a fim de minimizar o desperdício. Embora seja bom minimizar o desperdício, queremos que as equipes façam isso enquanto o trabalho ainda está em andamento. Na prática, algo entre cinco e sete minutos parece estar bem.
A equipe pede um forno extra, devo dar a eles? Não. Se você magicamente “consertar” um gargalo para a equipe, entregando-lhes recursos extras, eles não aprenderão a identificar e lidar com os gargalos sozinhos. Em vez disso, eles aprendem que podem reclamar do gargalo e removê-lo magicamente. Ops.
Lembre-se também de que sempre que você remove o pior gargalo, outro gargalo aparecerá (consulte a Teoria das Restrições para obter uma explicação). Demora um pouco até que o sistema se restabeleça e o novo gargalo surja. Nas quatro rodadas do jogo, não temos realmente tempo para mais de uma, talvez duas mudanças desse tipo.
O jogo está muito lento, as equipes precisam de mais pressão para fazer as coisas. Todas as equipes são diferentes e a falta de pressão visível não é necessariamente ruim. Deixe o jogo surgir e não empurre as equipes para um script fixo. Observe o que está acontecendo e fortaleça suavemente o bom comportamento e suprima o comportamento indesejado. Dito isso, se você acha que as equipes não estão dando o seu melhor, tente criar um pouco mais de competição entre as equipes. Você também pode pedir às equipes para medir e melhorar o tempo de espera.
Algumas equipes estão trabalhando rápido demais e fazendo pizzas feias. Como devo abordar isso? Torne-o visível, torne-o explícito. Aponte a diferença de qualidade para todas as equipes e peça que concordem quanto ao nível de qualidade. Eles podem, por exemplo, nomear uma pessoa como controle de qualidade para examinar e aceitar entregas de pizza, ou elaborar uma Definição de Pronto ou fazer uma Pizza de Referência Padrão.
Esta equipe está rasgando pedaços de presunto com as mãos e chamando de “pizza artesanal”, o que devo fazer? As equipes descobrem rapidamente que as tesouras são um gargalo e algumas começam a rasgar as coberturas manualmente. Quando desafiados, eles dizem que é presunto de pizza feito à mão e, portanto, mais desejável do que presunto cortado em fábrica.
Diga a eles que é feito de matérias-primas normais de presunto (ou seja, post-its rosa) e eles podem receber feedback de clientes irritados que pensaram que eles estavam comprando presunto artesanal, mas não o fizeram. Se tudo mais falhar, consulte a Pizza de Referencia e diga que você não pode aceitar pizzas feias.
Variações e extensões? Se você desenvolver uma grande extensão que funciona bem e aprimora o jogo, ficaremos encantados em saber dela e possivelmente também incluí-la em uma versão futura. No entanto, vimos e ouvimos falar de facilitadores apresentando coisas que não funcionam muito bem, incluindo:
- Novas receitas de pizza (“agora com queijo triplo!”)
- O mensageiro de pizza (alguém dedicado a receber pedidos e entregar pizzas)
- O cliente preocupado com a qualidade (muuuuito exigente com as pizzas)
- O inspetor da FDA (“e por que você está rasgando o presunto a mão? tsk tsk … “)
- Um sistema monetário para comprar ingredientes e vender pizzas …
Lembre-se de que o Jogo Pizza Kaban é antes de mais nada uma experiência de aprendizado e uma ferramenta de ensino. Na verdade, nem mesmo é sobre pizza (real), é sobre Kanban (real). Não deixe o jogo degenerar em entretenimento estúpido, uma competição acirrada ou um caos total. Mantenha o jogo firme e focado nos objetivos de aprendizagem da maneira pretendida.