This site is also available in English
team

MethodKit para Desenvolver Equipes

Apesar de vivermos na era digital, o MethodKit para Desenvolver Equipes é uma ferramenta analógica. Ele foi desenvolvida para ajudar a estruturar e organizar o trabalho em equipe, de maneira a ter mais eficácia, criatividade e resultados. O kit, composto por vários cartões, pode ser usado de diversas maneiras – num workshop de inauguração de projeto, em reflexões com a equipe, sessões de coaching e muito mais. Esta ferramenta reúne o essencial para ter e elaborar ideias, servindo de base para fomentar a criatividade. A criação fica por sua conta.

  1. Passos 1:

    O MethodKit é uma ferramenta analógica para ser usada em reuniões e workshops ou, inclusive, para desenvolver uma ideia avulsa. Os cartões são estruturas flexíveis que representam, cada um, uma perspectiva diferente, como, por exemplo, metas, equipe, orçamento, papéis e responsabilidades.

    Não há regras ou quantidade certa de participantes para o MethodKit.

    Organize os cartões em função do raciocínio que deseja definir e estruturar. Use-os para discussão, planejamento e organização. São a base para apresentar um panorama visual do projeto ou da equipe, para entender o que é prioridade e o que está faltando. Os catões podem ser usados para ideias, sessões de coaching, reuniões com clientes, workshops e mediação de reuniões.

    Aplique, com o grupo, as várias técnicas abaixo, isoladas ou combinadas.

  2. Passos 2:

    CATEGORIZAR

    Categorizar é um jeito conveniente de tomar decisões ou selecionar ideias. As coisas se encaixam em uma de duas categorias, podendo ser, por exemplo, para entender…

    • O escopo de um projeto
    • A pauta de uma reunião
    • O que é e o que não é importante
  3. Passos 3:

    MAPEAR

    Use os cartões de cabeçalho para organizar ideias e pensamentos. Fixe os cartões selecionados na parede e crie, em conjunto, listas abaixo de cada cartão.

  4. Passos 4:

    PRIORIZAR

    Coloque os cartões numa mesa/parede. Decida quais são importantes. Se for um grupo, cada um escolhe um ou mais cartões e coloca na seção "Do que precisamos falar".

  5. Passos 5:

    AGRUPAR

    Use post-its para agrupar ideias em torno de diferentes cartões numa mesa, parede ou quadro branco. Discuta como estão relacionados, desenhe setas ou organize-os, como se fosse um mapa mental.

  6. Passos 6:

    ALINHAR O GRUPO

    Discuta a importância dos diferentes elementos. Quando não houver consenso, cole o cartão entre a lista de coisas importantes e a de coisas não importantes.

  7. Passos 7:

    LINHA DO TEMPO

    Crie uma linha do tempo visual na parede, representando um projeto ou um período de trabalho para a equipe. Decida quando focar no que, organizando os cartões selecionados na linha do tempo.