This site is also available in English
innovation

Mash-Up de Inovação

Esse é um exercício colaborativo para geração de ideias, no qual os participantes elaboram conceitos inovadores através da combinação de diferentes elementos. O primeiro passo consiste em um brainstorm de diferentes áreas, como tecnologia, necessidades humanas e serviços existentes. O segundo passo é a combinação dos elementos, para a criação de novos conceitos. Esse exercício mostra como é fácil e rápido criar ideias inovadoras.

Aprenda mais sobre esta ferramenta:

Master Class Digital Acceleration
  1. Passos 1:

    Primeiro Brainstorming: Peça ao grupo para pensar sobre as seguintes áreas:

    • TECNOLOGIA (ex: telefone, impressora 3D, GPS, etc.)
    • NECESSIDADES HUMANAS (ex: amor, transporte, acordar pela manhã, etc.)
    • SERVIÇOS EXISTENTES (ex: Google tradutor, Spotify, Candy Crush, etc.)

    Dê aos participantes 3 minutos para pensar em cada uma dessas áreas e peça que eles escrevam uma ideia, serviço ou conceito por post-it. Faça com que seja um brainstorm ativo e rápido e peça aos participantes para colar os post-its na parede. Fale que, ao colar na parede, eles devem falar em voz alta, de modo que o resto do grupo escute. Avise que não há necessidade de esperar pela sua vez para colar o post-it, assim que tiver escrito um, vá até a parede e cole.

    Quanto mais post-its colados na parede melhor!

    Notas do Facilitador

    As três áreas acima podem ser adaptadas para diferentes contextos. Por exemplo, FONTES DE DADOS (ex: registros médicos, horários do metrô, dados do censo, etc.) ou DESAFIOS GLOBAIS (ex: mudança climática, desigualdade social, obesidade, etc.) podem ser incorporados no exercício.

  2. Passos 2:

    Mashups: Organize os participantes em pequenos grupos de 3 a 5 pessoas. Explique que eles possuem 12 minutos para criar o maior número de mash-ups possível.

    Um mash-up consiste na combinação de 2 ou mais elementos (usando os post-its colados na parede) para a formação de um novo conceito ou ideia.

    Para cada mash-up que criarem, eles devem criar também um nome e escrever na folha de papel A4. O papel deve conter: elementos que usaram para criar o conceito (Ex: iPads + lavar roupa + Paypal) e o nome que criaram (Ex: Launderfy).

    Notas do Facilitador

    Durante esses 12 minutos, coloque uma música animada e incentive todos a participarem. A cada 2 ou 3 minutos, fale em voz alta a quantidade de minutos que eles ainda tem para trabalhar nas ideias, de modo a aumentar o sentimento de que esse é um exercício rápido e dinâmico.

  3. Passos 3:

    Apresentações: Passado os 12 minutos, peça que cada grupo apresente os conceitos desenvolvidos para o resto dos grupos. Coloque todas as ideias na parede de modo que todos possam visualizar o grande volume de informações gerada.

    Notas do Facilitador

    Enfatize o grande volume de ideias criadas em um curto espaço de tempo.

  4. Passos 4:

    Desenvolvimento (opcional): Uma opção é fazer os participantes escolherem o mash-up favorito e mais fácil de realizar e desenvolver melhor esse conceito, explorando os detalhes, as funcionalidades e o modelo de negócio. Dê a cada grupo uma folha de flip chart para que eles possam escrever e apresentar para o restante do grupo. Essa etapa deve durar 30 minutos.

  5. Passos 5:

    Faça uma reflexão com os participantes:

    • Como você se sentiu em trabalhar nesse exercício criativo?
    • Foi uma experiência fácil? Foi desafiador?
    • Como você se sentiu? Como você agiu, reagiu, interagiu?
    • Quais foram os insights e aprendizados sobre si mesmo?
    • Quais foram os insights e aprendizados sobre o desenvolvimento de ideias?
    • Como você pode aplicar os seus aprendizados no futuro?