This site is also available in English
team

Desafio do marshmallow

É uma atividade de formação de equipe que consiste numa competição entre os grupos para montar com 20 espaguetes, fita e barbante – cerca de um metro cada – e um marshmallow a estrutura vertical mais alta que conseguirem. A ênfase da atividade é na comunicação em grupo, dinâmica de liderança, colaboração, inovação e estratégia para resolver problemas. O desafio do marshmallow foi criado por Tom Wujec, que fez a atividade com centenas de grupos em todo o mundo. Visite o site do desafio do marshmallow para mais informações.

Aprenda a utilizar esta ferramenta

Master Class Digital Acceleration
  1. Passos 1:

    Comece montando kits com 20 espaguetes, 1m de fita crepe, 1m de barbante e 1 marshmallow e coloque-os em um saco de papel ou envelope para facilitar a distribuição e potencializar o elemento surpresa ao deixar o conteúdo invisível.

    Divida os participantes em grupos de 3-6 pessoas. Cada grupo deve ocupar uma mesa, ficando toda a turma no mesmo ambiente e relativamente próximos.

  2. Passos 2:

    Passe as instruções, explicando de forma clara e concisa as metas e as regras do desafio.

    Construir a estrutura vertical mais alta: A equipe vencedora será a que montar a maior estrutura (medida do tampo da mesa ou do chão até o topo do marshmallow). A estrutura não pode estar suspensa de uma estrutura mais alta, do tipo cadeira, forro ou lustre.

    O marshmallow tem de estar inteiro no topo: O marshmallow precisa estar inteiro no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow desclassifica a equipe.

    Use quanto precisar do kit: A equipe pode usar quanto quiser dos 20 espaguetes, conforme o necessário, e o quanto quiserem de barbante ou de fita. A equipe não pode usar o saco de papel/envelope como parte da estrutura.

    Partir o espaguete, barbante ou fita: A equipe pode quebrar o espaguete ou cortar o barbante e a fita para criar novas estruturas.

    O desafio dura 18 minutos: A equipe não pode sustentar a estrutura quando o tempo acabar. Encostar ou segurar a estrutura no final do exercício desclassifica a equipe.

    Confirme que todos entenderam as regras: Repita as regras se necessário e pergunte se alguém tem dúvida antes de começar.

  3. Passos 3:

    Inicie o cronômetro em contagem regressiva e a música no começo do desafio.

    Lembre às equipes do tempo: Contagem regressiva. Pode ajudar avisar quando, para terminar, faltarem 12 minutos, 9 minutos (metade), 7 minutos, 5 minutos, 3 minutos, 2 minutos, 1 minutos, 30 segundos e dez segundos.

    Comente o desempenho da equipe: Fale a todo o grupo como as equipes estão progredindo. Anuncie em voz alta cada vez que uma equipe construir uma estrutura vertical. Crie uma rivalidade amistosa. Incentive os participantes a olhar em volta e não tenha medo de levantar o astral e o que está em jogo.

    Relembre às equipes que quem segurar a estrutura será desclassificado: Várias equipes terão o desejo de segurar e sustentar a estrutura no final para estabilizar, porque colocar o marshmallow no topo faz a estrutura ceder. A estrutura ganhadora tem de estar estável.

  4. Passos 4:

    Quando acabar o tempo, peça a todos para se sentarem e assim para conseguir ver as estruturas de todas as equipes.

    Medir as estruturas: Vá da mais baixa para a mais alta, medindo e anunciando as alturas. Identifique a equipe vencedora.

  5. Passos 5:

    As equipes fazem uma reflexão sobre o próprio desempenho: peça que se sentem juntos e discutam o próprio processo. Apresente as perguntas abaixo para nortear a reflexão:

    Sugestão de perguntas para reflexão:

    • Como trabalhamos em grupo?
    • Qual foi meu papel? Como contribuí? Deixei de fazer alguma coisa? Por quê?
    • Quem assumiu a liderança no grupo? Como ela se manifestou nos vários momentos?
    • O que aprendi sobre mim e meu comportamento? Sobre outras pessoas e seu comportamento? Sobre o comportamento de grupos?
    • Quais insights posso tirar dessa experiência que poderia aplicar em outros contextos?

    Encerre com os insights do desafio: Passe o vídeo Marshmallow Challenge TED Talk ou só fale a respeito e descreva alguns dos pontos principais do desafio do marshmallow:

    • As crianças têm desempenho melhor do que o de estudantes de negócios: Em praticamente todos os aspectos da inovação, as crianças da pré-escola conseguem fazer estruturas mais altas e mais interessantes.

    • Fazer protótipo é importante: O motivo de as crianças terem melhor desempenho que os alunos de administração é que elas passam mais tempo brincando e fazendo protótipo. Começam naturalmente com o marshmallow e depois vão pondo os espaguetes. Os alunos de administração deixam o marshmallow para o final, passando uma grande parte do tempo planejando e executando o plano, com quase nada de tempo para corrigir o projeto na hora de pôr o marshmallow no topo.

    • O marshmallow é uma metáfora para as suposições ocultas de um projeto: A suposição no desafio do marshmallow é a de que o marshmallow é leve e espumoso podendo ser facilmente suportado pelos espaguetes. Na hora de construir a estrutura de verdade, os marshmallows provam não ser tão leves. A lição no desafio do marshmallow é que precisamos identificar as suposições em nosso projeto – as necessidades reais, o custo do produto, a duração do serviço – e testá-las sempre e logo no começo. É por meio desse mecanismo que chegamos à inovação efetiva.