This site is also available in English
action

Um carta para mim

Muitas utilizado ao final de um workshop, o propósito deste exercício é apoiar os participantes a implementar suas suas idéias e aprendizados. Os participantes, então, devem escrever uma carta para eles próprios, no futuro, onde eles podem definir quais ações gostariam que o seu “eu do futuro” realizasse e expressar as razões pelas quais a mudança precisa acontecer.

  1. Passos 1:

    Entregue canetas e cartões postais (papéis de carta, ou uma folha de papel ofício também funcionam) para que os participantes escrevam uma carta para eles próprios no futuro. Explique que isso irá ajudá-los a implementar os conhecimentos e aprendizados adquiridos no workshop.

    Avise a eles, também, que você irá enviar as cartas em X meses, e que eles devem ter isso em conta ao escrevê-la. Você pode definir o período junto com o grupo.

    Notas do Facilitador

    Este exercício pode ser tão aberto ou fechado quanto você desejar. Você pode limitá-lo a 3 ações urgentes que ele precisam seguir ou pode deixá-los livres para escrever o que desejarem. Avalie as necessidades do grupo e o propósito da sessão para tomar essa decisão.

  2. Passos 2:

    Escreva uma questão central ou gatilho em um flipchart / quadro branco. Estes podem ser definidos por você, ou através de discussão com o grupo. Por exemplo:

    • O que eu conseguirei realizar até a data x?
    • O que vou fazer amanhã, na próxima semana e no próximo mês?
    • Como eu me sinto agora em relação a minha empresa / trabalho / equipe? Como eu gostaria de me sentir no futuro?
    • Não esqueça ...
    • Eu quero mudar ... porque ...

    Dê aos participantes cerca de 10 minutos para completar suas cartas e seja flexível caso ele precisem de mais tempo.

  3. Passos 3:

    Recolha todas as cartas e guarde-as em um local seguro até a data acordada para envio.