This site is also available in English
team

Desenvolvimento do sistema operacional da equipe

Esta atividade foi pensada para ser um workshop autônomo ou para ser acompanhada da ferramenta de Autoavaliação da equipe. Com base em reflexões e insights sobre o processo de trabalho, a equipe "atualizará" seu sistema operacional fazendo escolhas ponderadas sobre como trabalhar em grupo. O objetivo é promover um desenvolvimento gradual, mais do que uma mudança radical, isto é, faz-se a projeção do estado ideal para a equipe e se trabalha paulatinamente nesse sentido.

Parte do curso "Liderando equipes na era digital”

Um curso online de 6 semanas que ajudará você e sua equipe a trabalhar melhor juntos, sendo mais eficazes e atingindo metas. Tenha acesso as mais modernas ferramentas para promover cultura, colaboração e liderança em tempos de mudança e complexidade.

Course Page
  1. Passos 1:

    Sua equipe é um sistema. Ele é complexo, tem diversas peças interligadas e vem evoluindo ao longo de dias, semanas, meses ou anos para se tornar o que é hoje. Muito provavelmente, essa evolução tenha sido inconsciente. Esta ferramenta ajuda a redesenhar gradualmente esse sistema.

    Estamos emprestando o termo Sistema Operacional (SO) da informática para denotar um sistema complexo que serve de suporte para o trabalho de pessoas (programas a serem executados) e é melhorado ao longo do tempo via iterações constantes e pequenas.

    O "Sistema Operacional" não deve ser jamais visto. A única missão na vida de um Sistema Operacional é ser o suporte para a execução dos programas

    -  Linus Torvalds, criador do Linux (sistema operacional aberto)

    --

    Reúna o grupo e afixe o mapa de frases do Workshop de Autoavaliação da equipe.

    Dê algum tempo para a equipe ler as frases. A equipe deverá ter tempo suficiente para resgatar o mindset do Workshop de Autoavaliação da equipe.

    Se o workshop ainda não foi realizado, use 15 minutos para refletir com os participantes sobre as categorias:

    • Relações de equipe e meio ambiente

    • Informação e tomada de decisão

    • Responsabilidade e prestação de contas

    • Aprendizagem e propósito individual

    • Propósito coletivo

    • Lucro e produtividade

  2. Passos 2:

    Considere as categorias uma a uma e pergunte ao grupo:

    Como uma equipe ideal, preparada para o mundo conectado e com o propósito e a cultura definidos, poderia fazer isso de outra forma?

    Faça uma rodada estruturada no grupo, pedindo que todos participem. A ideia é conseguir frases positivas e de aspiração que respondam à pergunta. Apenas uma pessoa pode falar por vez.

    O que se busca é consentimento e não consenso. Não é preciso que todos concordem com as novas frases, basta não haver ninguém que discorde totalmente.

    Explique ao grupo que, na vez de cada um, podem elaborar sobre uma frase já mencionada ou dela discordar. E se não concordarem, devem apresentar uma solução alternativa.

    Continue com rodadas estruturadas até ter uma decisão sobre a primeira frase para a primeira categoria.

  3. Passos 3:

    Cole a primeira frase na parede ou adicione/altere um documento digital.

    Crie o máximo de frases positivas e de aspiração que puder no tempo disponível. É importante dizer que este é um trabalho coletivo difícil e, se for feito corretamente, demanda tempo e é mentalmente cansativo.

    15 minutos antes de terminar a sessão, escolha uma frase para desenvolver com o grupo na semana seguinte. Cada membro da equipe deve se comprometer verbalmente a se concentrar em mudar esse elemento do comportamento da equipe.

    Na sua próxima reunião de rotina (ou uma agendada, se não tiver reuniões de rotina), discuta apenas essa frase:

    Como foi?

    Funcionou?

    A abordagem precisa ser revisada?

    Faça isso com cada nova frase. Deve ser um processo contínuo. Pense na frequência de atualizações dos aplicativos do celular. Quase todos os dias há uma nova versão do Facebook, WhatsApp ou do Google Maps para download, com melhorias incrementais no sistema operacional.

    É essa a mentalidade que você precisa ter.