This site is also available in English
action

Dotmocracy (Votação por pontos)

Dotmocracy é um método simples para a priorização ou a tomada de decisões em grupo. Não é uma atividade em si, mas um método a ser usado em processos onde a priorização ou tomada de decisão é necessária. Esse método ajuda a identificar rapidamente quais opções são mais populares ou relevantes para o grupo.

Parte do curso "Innovation Hacks"

Um curso online de 6 semanas super prático, em que você aprenderá e aplicará as ferramentas, técnicas e processos essenciais para inovar em seu negócio, que seja de produto ou de serviço!

Saiba mais
  1. Passos 1:

    Este método é freqüentemente utilizado quando muitas idéias foram geradas e precisam ser avaliadas ou priorizadas. Mas ele também pode ser útil para tomar rapidamente decisões em qualquer situação em grupo, onde existam várias opções.

    Coloque todas as ideias / opções em uma parede ou quadro branco. É importante escrever 1 ideia por post-it.

    Peça ao grupo que agrupe idéias /opções semelhantes e remova as que forem duplicadas. Quanto menos opções houver, mais clara e fácil será a votação.

    Verifique se todas as opções no muro estão claras e são entendidas por todos e faça esclarecimentos quando necessário.

    Notas do Facilitador

    Esta é uma ferramenta rápida e eficaz, mas tenha cuidado com a "divisão do voto", onde uma opção mais fraca pode ganhar devido a várias idéias mais fortes, mas muito semelhantes, que recebem ações da mesma votação. Também tenha cuidado com o "efeito do movimento", onde as pessoas que votam mais tarde podem ser influenciadas por votos que já foram colocados. Você também pode tentar outro método de priorização em grupo muito grandes, como Folhas de classificação de ideias, também desenvolvidas por Jason Diceman, que é a referência chave para essa ferramenta.

  2. Passos 2:

    O grupo agora votará sobre as opções que eles acham melhores usando pontos, feitos simplesmente com uma caneta no post-it. Cada membro do grupo recebe 5 pontos para votar (ou menos se houver menos opções).

    Estes pontos podem ser distribuídos de qualquer forma: um ponto para cinco idéias diferentes, os cinco pontos para uma idéia, etc.

  3. Passos 3:

    Uma vez que todos os membros distribuíram seus pontos, existem algumas opções para prosseguir:

    • Escolhendo as opções que receberam a mais pontos.

    • Iniciar uma discussão sobre a priorização, explorando quais ideias obtiveram mais pontos, quais receberam menos e quais os próximos passos.

    • Organize as idéias de acordo com a quantidade de pontos e depois discuta quais fatores que levaram algumas ideias a receberem mais pontos que outras.