This site is also available in English
innovation

Reflexão da curva de difusão

A Curva de Difusão é uma atividade de reflexão e discussão baseada na teoria da difusão de inovações. Usando os princípios básicos da curva de difusão, a atividade pede que os participantes reflitam sobre em quais áreas da vida deles, eles se consideram: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”? Também pode ser estendido para que os participantes apliquem a mesma lente às organizações ou empresas para as quais trabalham.

Saiba como aplicar esta ferramenta:

Master Class Digital Acceleration
  1. Passos 1:

    Usando fita adesiva no chão recrie o modelo de curva de difusão. Faça o maior modelo possível e destaque as diferentes categorias dentro da curva de difusão: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”.

  2. Passos 2:

    Comece com uma breve explicação da teoria da curva difusão de inovações (veja abaixo). Use um slide projetado ou um quadro branco para mostrar aos participantes o modelo e revisar cada categoria. Esta explicação não precisa ser aprofundada. Lembre aos participantes que o modelo está sendo introduzido aqui simplesmente como uma ferramenta de reflexão.

    Difusão de Inovações é uma teoria que procura explicar como, por que e a que ritmo novas idéias e tecnologia se espalham pelas culturas ... a difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada ao longo do tempo entre os membros de uma sistema social... até atingir a massa crítica. Suas categorias são: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”. (Wikipedia)

  3. Passos 3:

    Peça aos participantes que reflitam por alguns minutos sobre as seguintes questões:

    • Em qual(s) área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui um inovador?
    • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui um primeiro-adotador?
    • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui parte da primeira maioria?
    • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui parte da maioria tardia?
    • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui resistente?
  4. Passos 4:

    Após alguns minutos de reflexão, os participantes devem se juntar em pares e caminhar juntos pela curva de difusão. O par pode se mover através da curva em qualquer ordem que desejaram, mas eles devem passar por cada uma das categorias e compartilhar brevemente as respostas da perguntas do passo anterior.

  5. Passos 5:

    Depois que os pares se moverem por todas as categorias da curva de difusão, reúna o grupo e encoraje-os a compartilhar reflexões e percepções espontâneas.

  6. Passos 6:

    ** OPCIONAL ** Utilize essas perguntas adicionais para estimular diferentes tipos de aprendizado:

    • Em um contexto pessoal, onde eu me posiciono dentro da curva de difusão?
    • Em um contexto profissional, onde eu me posiciono dentro da curva de difusão?
    • Onde eu coloco minha empresa / organização dentro da curva de difusão?
    • Onde eu acho que minha empresa / organização se colocaria dentro da curva de difusão?
    • Onde eu acho que minha empresa deveria estar dentro da curva de difusão?

    Peça para que os participantes se coloquem nas categorias ao responderem a cada pergunta e convide alguns deles para dividir brevemente com o grupo que reflexões os levaram a escolher suas respostas.