This site is also available in English
team

Respostas a situações de conflito

Neste workshop o grupo faz uma reflexão sobre conflitos passados, usando-os para elaborar um guia de como lidar com conflitos de maneira efetiva. O workshop utiliza o modelo Thomas-Killman de respostas a situações de conflito para criar uma discussão com reflexões. Utilize-o para começar a discutir um conflito com o grupo.

Parte do curso "Liderando equipes na era digital"

Um curso online de 6 semanas que ajudará você e sua equipe a trabalhar melhor juntos, sendo mais eficazes e atingindo metas. Tenha acesso as mais modernas ferramentas para promover cultura, colaboração e liderança em tempos de mudança e complexidade.

Saiba Mais
  1. Passos 1:

    Peça aos participantes que pensem em situações de conflito que tenham enfrentado em equipe (podem ser dentro ou fora da equipe atual, e de dentro ou fora da empresa onde trabalham hoje).

    Devem fazer isso individualmente, identificando o máximo possível de conflitos relevantes, considerando os últimos anos, se necessário, e anotando-os num bloquinho.

    Notas do Facilitador

    Se os participantes trouxerem exemplos de fora da equipe, instrua-os a omitir nomes específicos ao descrever os conflitos, para manter a confidencialidade.

  2. Passos 2:

    Utilizando os conflitos relatados, peça que, individualmente, classifiquem cada conflito em um ranking de 1 a 3.

    • 1 = Lidei bem com o conflito
    • 2 = Lidei mais ou menos bem com o conflito
    • 3 = Lidei mal com o conflito
  3. Passos 3:

    Apresente ao grupo o modelo Thomas-Killman de gestão de conflito. Para a explicação, você pode passar um vídeo ou usar materiais do Kit de Ferramentas da Hyper Island ou internet.

    Peça aos participantes que reflitam individualmente e depois discutam suas reflexões em duplas ou trios. Eles devem abordar as seguintes questões:

    • Quais respostas surgiram durante os conflitos que identifiquei?
    • Quais comportamentos e ações foram eficazes para resolver os conflitos?
    • Quais comportamentos e ações não foram eficazes para resolver os conflitos?
  4. Passos 4:

    Com base nas reflexões dos grupos reduzidos, peça que cada participante crie 2 ou 3 diretrizes que o grupo deveria adotar para lidar de maneira eficaz com conflitos.

    Peça a todos que compartilhem suas diretrizes com todo o grupo e cheguem a um conjunto delas que todos concordem em adotar.

    Escreva as diretrizes e compartilhe-as digitalmente.