Qual é o SIGNIFICADO de liderança... para você? Controle ou colaboração?
Hyper Island Treinamento e Educação Executiva do Brasil Ltda @ 2022-11-28 11:19:03 -0300Muitos se esforçam para ser líderes significativos. Estabelecer e manter a importância na liderança é uma ferramenta potencial para promover a motivação e o apego dos funcionários às suas equipes e ao seu trabalho. Quando autênticas, as consequências de uma liderança significativa podem ser vistas na capacidade de conduzir equipes de alto desempenho, mudanças de mentalidade, adaptação de comportamento, engajamento, conduzir mudanças orientadas por propósitos e apoiar indivíduos a encontrar significado no trabalho que realizam.
O conceito multidimensional de liderança significativa como o entendemos hoje começou a aparecer e ser discutido por filósofos e líderes de pensamento como parte das mudanças na sociedade pós-industrial junto com as grandes transformações no trabalho e nas relações sociais correspondentes. Por volta da década de 1950, o debate se concentrou na importância do trabalho baseado em resultados e nas relações 'baseadas em comando-controle', que ainda tendem a permanecer como o modelo dominante de liderança predominante em muitas organizações atualmente. No entanto, evoluiu para uma variedade de diferentes tipos de teorias de liderança concorrentes e complementares que evoluíram para valorizar cada vez mais as crenças pessoais e a importância do impacto que o trabalho representa na vida das pessoas e nos indivíduos e equipes.
Como a liderança pode influenciar a quantidade de significado que as pessoas encontram em seu trabalho? E quais consequências da liderança podem moldar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos? Essas questões intrigam os acadêmicos há décadas. Continua a ser um tema altamente pesquisado dada a sua importância e potencial impacto no desempenho empresarial.
É por isso que a Hyper Island convida você a uma reflexão pessoal: Qual é o SIGNIFICADO de liderança para você? Você se identifica com a liderança como uma ferramenta de controle ou como a chave para desbloquear processos mais colaborativos?
Os estilos de liderança contemporâneos exigem que os líderes “desenhem e facilitem” os processos de trabalho em direção a novos significados como resultado de estilos de liderança autênticos e orientados por propósitos, em vez das relações tradicionais de comando e controle. O novo normal na liderança requer orientação, humildade, criatividade e colaboração, características que muitas vezes são mais fáceis de aspirar do que alcançar, mas que, quando evidentes, podem impactar significativamente o desempenho de uma equipe.
Espera-se cada vez mais que um líder construa um ambiente baseado na COLABORAÇÃO plena, que reside no PROPÓSITO e SIGNIFICADO de uma congruência de fatores relacionados a crenças, valores e atitudes gerais compartilhados. Isso pode ajudar as equipes a se abrirem verdadeiramente para explorar e aprender, aceitando mais de uma resposta e verdade e uma experiência aprimorada do funcionário com maior significado do trabalho.
Isso ajuda a explicar por que o curso de Liderança do Futuro da Hyper Island visa dar vida a muitos desses conceitos e ajudar nossos participantes de todo o mundo a colocar em prática um novo estilo de liderança, adaptável e flexível o suficiente para sobreviver às complexidades de um contexto em constante mudança, continuando para ser um líder significativo para aqueles ao seu redor.
Reunimos aqui 4 dicas preciosas para começar hoje a trabalhar em um estilo de liderança mais colaborativo, e evoluir gradativamente de controlador a colaborador e, consequentemente, a um futuro líder mais produtivo:
1. TRABALHE EM SEU PROPÓSITO E ENGAJAMENTO: Avalie o que o propósito realmente significa para você e comece com o seu porquê. O propósito implica em dar significado a um tipo de trabalho ou trabalho a ser feito, e está extremamente próximo do sentido de significado, sendo um dos mecanismos para gerar um forte senso de significado em todos, e um sentimento de valor e merecimento. Envolver-se com significado nas práticas de trabalho significa que você muda o que realmente faz, e envolver-se com significado nas práticas de trabalho moldará o contexto no qual o trabalho é realizado.
2. TRABALHE NA CONSTRUÇÃO DE CONFIANÇA: O ambiente em que sua equipe está trabalhando deve inspirar confiança e abertura, impulsionados por uma cultura de reciprocidade. É importante que a equipe deixe florescer a capacidade de se conhecer e se revelar, sem medo de consequências negativas, como ser culpado. Uma equipe de alto desempenho começa com um ambiente de segurança psicológica, que contribui fortemente para a significância e impacta a auto-estima do indivíduo.
3. SEJA AUTÊNTICO E PRATIQUE A COLABORAÇÃO: Autenticidade pode ser definida como um senso de coerência e alinhamento entre o comportamento de alguém e as percepções de si mesmo, e não há nada mais convincente do que um líder autêntico. Para começar, você pode praticar a escuta ativa e se abrir para envolver a equipe em todas as decisões ou problemas que eles apresentarem. Você pode devolver as perguntas a eles e perguntar como resolveriam os desafios, estando aberto a todas as sugestões que possam surgir acima. Você também pode começar a pedir feedback semanalmente, é uma forma de compartilhar um momento vulnerável e começar a se conectar com os membros da equipe de forma mais autêntica para gerar confiança.
4. TRABALHE NO ENGAJAMENTO E RECONHECIMENTO DA EQUIPE: Recomendamos que você comece a praticar o reconhecimento em sua equipe. Quando e se os indivíduos carecem de reconhecimento social, é difícil manter uma auto-relação positiva essencial para formar uma autoconcepção. Uma equipe pode estar mais ou menos motivada, envolvida e sentir-se confiável se tiver a oportunidade de ser reconhecida o tempo todo.
Ao adotar essas medidas, é preciso estar pronto para praticá-las de forma consistente. A transformação implícita aqui é um processo, e não uma jornada de mão única. Deve ser levado com tempo para transformar a mentalidade e trazer outras pessoas a bordo com você.
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Sobre a autora
Fabiola é pesquisadora nas áreas de Trabalho Significativo e Propósito, e palestrante sobre Empreendedorismo e Protagonismo Feminino. Traz mais de 20 anos de experiência como executiva de Marketing Internacional na França, Alemanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Canadá, tendo ocupado posições de liderança em empresas multinacionais como L’Oreal, Nivea e Reckitt. Hoje atua na Hyper Island facilitando e desenvolvendo negócios na América do Norte. É também professora convidada de Comportamento Organizacional para o programa de mestrado da Fundação Dom Cabral e palestrante de Cases de Negócios Internacionais para diversas universidades.